Encontro promovido pela Fortezza Partners em parceria com a Gattaz Health & Results reuniu empresários e profissionais de RH para discutir formas de conduzir o tema dentro das organizações
O debate sobre os cuidados com a saúde mental tem ganhado maior destaque nos últimos anos, impulsionado principalmente pela pandemia da Covid-19, além dos impactos na vida individual das pessoas que desenvolvem doenças como a depressão e ansiedade, também existem impactos econômicos para os países. Estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Fórum Econômico Mundial (WEF) apontam que as doenças mentais devem ter um custo global de US$ 6 trilhões em 2030.
Para discutir o papel das empresas na promoção dos cuidados com a saúde mental, a Fortezza Partners em parceria com a Gattaz Health & Results, promoveu um encontro em São Paulo com o tema “Burnout, depressão e ansiedade: o que essas doenças além da moda têm trazido de impacto aos negócios”. O encontro teve como objetivo principal oferecer soluções práticas para empresários e profissionais de RH de diversos setores enfrentarem esses desafios crescentes no ambiente corporativo.
“Esse debate é muito benéfico para o negócio como um todo. Ao garantir o bem-estar dos colaboradores, a empresa também está investindo na longevidade e o sucesso da organização. Ao endereçar adequadamente questões como minimizar pontos de estresse no ambiente corporativo, os benefícios vão desde o clima entre os profissionais até a produtividade das equipes, impactando todos os resultados”, ressalta Denis Morante, Sócio Fundador da Fortezza Partners.
Em um estudo recente, a Gattaz Health & Results, liderada pelo Presidente do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas, Wagner Gattaz, analisou diagnósticos em mais de 120 mil funcionários de 35 empresas brasileiras e revelou números alarmantes: 43% apresentam sintomas de depressão e mais 13% estão em estágio grave. Quando analisados os casos de ansiedade, 24% apresentam sintomas, enquanto 5% têm a doença grave.
Questionado sobre como essas questões podem se desdobrar no futuro dadas as tendências de distanciamento social, imediatismo crescente, uso constante de telas e redes sociais, Dr. Gattaz foi enfático: “apesar das adversidades, nossas vidas estão melhores hoje do que no passado e essa é a tendência. Atualmente desfrutamos de condições muito superiores do que se vivia há anos e uma das grandes responsáveis é a tecnologia, nós precisamos apenas nos empenhar para utilizar essas ferramentas modernas em prol da promoção da qualidade de vida”.
Um dos assuntos mais delicados no universo corporativo é o burnout, estado de exaustão física, mental e emocional causado pelo estresse prolongado no trabalho. No estudo foi revelado que 22% dos profissionais participantes demonstraram sintomas da doença e outros 19% já estavam em estágio grave. “A solução é o investimento em saúde mental”, afirmou o especialista.
A Gattaz Health & Results apresentou para os presentes seu programa “Saúde Mental na Empresa”, que oferece como diagnóstico online por algoritmo de inteligência artificial, tratamento psicológico e psiquiátrico, mapeamento de áreas de risco e treinamento de lideranças e colaboradores para instituições de diferentes portes e segmentos.
A iniciativa da Fortezza Partners reforça a importância de promover o debate e compartilhar aprendizados e soluções quando o assunto é a saúde mental no ambiente empresarial, além de destacar a necessidade urgente de o mercado empresarial investir em ações práticas para lidar com essas questões, visando a sustentabilidade dos negócios.
Acordo de participação minoritária relevante visa explorar oportunidades entre as empresas para oferta de serviços complemen...
A iminente reforma fiscal no Brasil tem gerado grandes expectativas no mercado de fusões e aquisições (M&A). Enquanto o o...
O evento reuniu empresários de diversas partes do Brasil em São Paulo para uma manhã de imersão com o especialista da Oaklin...